quarta-feira, 11 de março de 2009

Doenças Sexualmente Transmissíveis


O que são as DST's?
São doenças que podem ser transmitidas (passadas) através do contato sexual.

Como se pega?
Através do contato sexual com um/a parceiro/a contaminado/a.

Quem pode pegar?
Qualquer pessoa que tenha atividade sexual ativa pode se contaminar com uma DST, incluindo o HIV-Aids. No entanto, o risco é muito maior nas pessoas que trocam freqüentemente de parceiros/as sexuais e/ou que não usam a camisinha masculina ou a camisinha feminina, em todas as suas relações sexuais.

Como elas podem ser percebidas? (Sintomas)
Corrimento uretral Corrimento vaginal Verrugas nos genitais Úlceras (feridas, bolhas) nos genitais Irritação (queimação) Tumorações (caroços, ínguas) Assintomáticos (Às vezes não aparece sintoma externo, ou seja, por fora. Por isso é muito importante procurar um serviço de saúde no caso de uma suspeita, mesmo sem ter qualquer um desses sinais)

Que conseqüências podem causar?
Se não forem tratadas logo e corretamente, as DST podem deixar seqüelas (conseqüências) graves, como por exemplo o comprometimento da capacidade de ter filhos no futuro e da qualidade das relações sexuais.


Conhecendo mais algumas dst´s


Cancro mole (cavalo)
Gonorréia (Uretrite gonocócica)
Pediculose pubiana (Chato)
Candida (candidíase genital)
Herpes genital
Sífilis
Cervicite
Hepatite B
Tricomoníase
Corrimentos Vaginais
Infecção por HPV
Uretrite não gonocócica
Donovanose (granuloma inguinal)
Infecção pelo HIV-Aids
Vaginose bacteriana
Escabiose (Sarna)
Linfogranuloma venéreo (mula)


Abaixo um exemplo de uma das dst´s


SÍFILIS

O que é?
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Se não for tratada, pode ser progressiva e crônica.


Como se pega ?
Através de contato sexual com pessoa contaminada ou através de sangue contaminado. A mulher infectada também pode transmitir a sífilis para o filho durante a gravidez. Isso pode ser totalmente evitado se ela se tratar no pré-natal.


Quais os sintomas?
1- A primeira fase (sífilis primária):
Tanto para o homem como para a mulher, é o aparecimento de uma ferida no órgão genital chamada cancro duro, que geralmente é pouco dolorosa e desaparece sem tratamento. Na mulher a ferida pode estar escondida, ou seja, dentro da vagina ou no colo do útero, e passar desapercebida.
2- A segunda fase (sífilis secundária):
Numa, segunda fase da doença surgem manchas na pele (freqüentemente nas palmas das mãos e planta dos pés) e íngua na virilha, que também podem desaparecer sozinhas, o que não significa estar curado/a.
3- A terceira fase (sífilis terciária):
Numa terceira fase, a doença pode causar lesões nos ossos, coração, sistema nervoso, podendo levar à paralisia, doença mental, cegueira ou até a morte.

Quanto tempo demora para aparecer?
Os primeiros sintomas aparecem numa média de 21 dias após a contaminação.A Segunda fase pode surgir após 6 a 8 semanas dos primeiros sintomas. A terceira fase apresenta sinais e sintomas geralmente após 3 a 12 anos de infecção.


Como se faz o diagnóstico?
Através de exame clínico e laboratorial (quando tiver alguma lesão) e/ou exame de sangue específico para a doença.


Como é o tratamento?
O tratamento deve ser feito o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário