quarta-feira, 11 de março de 2009

A Dificuldade na Escolha da Profissão


As vésperas das inscrições para os vestibulares, muitos jovens se encontram assustados, confusos, indecisos. São esses sentimentos que afloram na hora do jovem escolher sua profissão. Aquela certeza desde pequeno do que se vai ser quando crescer não rolou. Surge o medo de não dar certo. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de curso superior. São inúmeras as opções e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho. O que fazer? Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo.

Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apóia sua certeza em fantasias. Por isso, recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranqüilidade pelos jovens e sua família. Afinal, toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido.

Um passo importante para o jovem indeciso é investigar, reunindo informações sobre as profissões e cursos oferecidos pelas faculdades.
Fazer uma visita às faculdades pode ajudar na escolha, pois durante as visitas o jovem terá a oportunidade de ver de sentir o ambiente e ver de perto como são as aulas, além da estrutura da instituição.

Buscar o máximo de informações possíveis sobre os mais diversos cursos, pedir ajuda aos pais, trocar informações com amigos e parentes, procurar ampliar os conhecimentos, também pode ajudar na escolha.

Obter informações sobre uma profissão, não só no que diz respeito ao exercício da mesma, mas como está o mercado de trabalho, a faixa salarial para o profissional que a exerce, o campo de atuação profissional, como a mesma é aceita e inserida na sociedade, é fundamental.

À medida que formar opinião sobre as profissões que interessam mais, o aluno poderá buscar os locais onde existam esses profissionais e explicar que quer conhecer a forma como trabalham. Ver de perto os procedimentos de uma carreira é uma excelente forma de descobrir aquilo que gosta ou não.

Há ainda a opção de buscar apoio em empresas de orientação, onde se pode obter subsídios na busca da escolha profissional através de entrevistas, dinâmicas e testes vocacionais.
Ao pensar que a escolha é definitiva, a ansiedade de escolha toma proporções que podem até mesmo imobilizá-lo. O medo de errar na escolha fundamenta-se na fantasia de que exista “a escolha certa”, sendo todas as outras “escolhas erradas”. Na verdade, o que há são possibilidades de escolha – e uma tomada de decisão envolve o conseqüente luto pelas outras possibilidades deixadas de lado.

É comum encontrar engenheiros trabalhando na área de finanças, arquitetos se dedicando à área comercial, economistas cuidando de marketing. A mudança não significa fracasso nem frustração, mas sim a aceitação de desafios que a vida vai trazendo. Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter. E esse momento de reflexão pode render bem mais quando é compartilhado com a família. Mas, por excesso de liberalismo, muitos pais se omitem com a desculpa de não querer interferir na vida dos filhos.

Uma forma de diminuir a pressão é saber que essa escolha profissional não é necessariamente definitiva. Novos caminhos vão surgir durante a faculdade, o mercado de trabalho pode exigir adaptações ou uma grande guinada na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário